Capítulo 5 - Ethernet (Camada de Enlace)
A camada física OSI fornece os meios para transportar os bits que formam o quadro de camada de enlace de dados no meio físico de rede.
A Ethernet é atualmente a tecnologia LAN predominante no mundo. A Ethernet opera na camada de enlace de dados e na camada física. Os padrões de protocolo Ethernet definem muitos aspetos da comunicação de rede, incluindo o formato de quadro, o tamanho do quadro, o tempo e a codificação. Quando as mensagens são enviadas entre hosts em uma rede Ethernet, os hosts formatam as mensagens no layout do quadro que é especificado pelos padrões. Os quadros também são conhecidos como unidades de dados de protocolo (PDUs).
Como a Ethernet é composta de padrões nessas camadas inferiores, ela pode ser mais bem compreendida em referência ao modelo OSI. O modelo OSI separa as funcionalidades de camada de enlace de dados de endereçamento, enquadramento e acesso à mídia nos padrões de camada física da mídia. Os padrões da Ethernet definem os protocolos da Camada 2 e das tecnologias da Camada 1. Embora as especificações de Ethernet apoiem meios físicos, larguras de banda diferentes e outras variações de Camadas 1 e 2, o formato básico da estrutura e o esquema de endereço é o mesmo para todas as variedades de Ethernet.
Este capítulo examina as características e a operação da Ethernet, como ela evoluiu de uma tecnologia de comunicação de dados de meio físico compartilhado com base em contenção para a tecnologia full-duplex de alta largura de banda de hoje.
O endereço do link é: https://www.youtube.com/watch?v=PTuCrzmqCDU