Você está aqui: Página Inicial Nosso dia...

Nosso dia...

 

Como muitas outras atividades, talvez não tenhamos planejado devidamente, pode ser até mesmo que nem tenha sido planejado em nosso local de trabalho, mas mesmo assim, iremos executá-lo da melhor maneira, pois é isso que fazemos rotineiramente.

Quantas e quantas oportunidades já tivemos de entrar na sala de aula com ideias a serem experimentadas pela primeira vez e são algumas daquelas apresentações memoráveis, que se eternizam na memória afetiva de nossos alunos, que se sentem realmente alimentados pelo conhecimento que construimos com eles... Um verdadeiro pão que sacia a fome de saber, que repartimos quase religiosamente, talvez por terem nos incutido que o magistério é um sacerdócio...

Semelhantemente a várias manhãs, talvez as primeiras pessoas que nos cumprimentem sejam alunos e ex alunos, alguns tão distantes hoje que o simples fato de lembrarem do nosso nome já é uma singela homenagem a nosso empenho em lhes ajudar a aprender.

Mesmo para quem ainda não foi lembrado ou homenageado, futuros, presentes e passados professores, reafirmo-lhes a minha convicção que jamais passaremos em branco! Passaremos, sim, mas riscados, borrados e bastante rasurados, pois afinal, somos eternos construtores do conhecimento, do saber saboroso, da sabedoria... E qual sábio nunca errou? Qual sabedoria não foi forjada também no calor da emoção, que muitas vezes nos faz cometer erros que parecem impossíveis? Quais momentos vivemos com nossos discípulos que não nos tornem melhores mestres e discípulos da vida?

Meu mais sincero agradecimento a todas as pessoas verdadeiramente docentes, que em momentos doces ou amargos, me tornaram o professor que hoje ainda sou, consciente de ser o eterno aluno que sempre serei!
Grato pela atenção,

Com Ciência e Sapiência, Prof. Maurício Façanha