Você está aqui: Página Inicial Disciplinas Documentários e filmes

Documentários e filmes

Da servidão moderna
Documentário, 2009, 52 min.; COR. Direção: Jean-François Brient e Victor León Fuentes. A servidão moderna é uma escravidão voluntária onde não há o chicote, mas há o desejo do consumo. Não há cafezal ou fazenda, mas há o trabalho alienante do chão de fábrica, do escritório ou do shopping. Não há o senhor do escravo, porque contrariamente aos escravos da Antiguidade, aos servos da Idade Média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje frente a uma classe subserviente, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Esse documentário francês revela o que há de mais lamentável na sociedade moderna, a saber: a servidão voluntária que acontece a margem do entendimento e da consciência humana.
Ilha das flores
Curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre.
Na noite em que eu ia morrer
Animação baseada em poema de Charles Bukowski.
Conheça trajetória artística e obra de Luiz Tatit
Reportagem do canal Globo News apresenta percurso artístico do músico Luiz Tatit.
Introdução à teoria literária
26 aulas do professor Paul H. Fry sobre teoria literária. Este curso, gravado no campus de Yale em 2009, é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais nas questões recorrentes: o que é literatura, como é produzida, como pode ser entendida e qual é o seu propósito?
A hora e a vez de Augusto Matraga
Filme de 1965 inspirado no conto homônimo de Guimarães Rosa.
AUDIOLIVRO: A hora e a vez de Augusto Matraga
Literatura para ouvir.
Viva Cultura Viva
Vídeos que explicam o conceito de cultura e apresentam a concepção teórica do Programa Cultura Viva.
Filmes sobre a Ditadura Militar no Brasil
O encouraçado Potemkin (1925)
Dirigido por Sergei Eisenstein, o filme retrata a rebelião, em 1905, de marinheiros de um navio do Czar contra a tirania de seus comandantes.
Terra em transe (1967)
Direção e roteiro: Gláuber Rocha.
Comentário sobre Terra em transe
Por Rogério Luiz Oliveira, Doutor em Memória, Linguagem e Sociedade e Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Os 50 anos de Terra em transe
Filme de Glauber Rocha foi lançado em 1967. Marco do Cinema Novo, inaugurou uma linguagem, tornou-se um clássico mundial e permanece atual.
Meu Amigo Nietzsche
O filme (2012) dirigido por Fáusto da Silva fez sucesso em vários festivais de cinema no Brasil e no exterior ao oferecer uma abordagem crítica sobre a educação no país. A trama mostra o improvável encontro entre o menino Lucas e o filósofo alemão Friedrich Nietzsche. A magia da leitura provoca uma violenta revolução na mente do jovem, em sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais um garoto: será uma dinamite.