Você está aqui: Página Inicial Videos Aulas

Videos Aulas

Introdução à OSPF - Disciplina Arquitetura TCP/IP e Roteamento IP
Video Aula sobre o funcionamento do Packet Tracer
Configurações Iniciais de um Router: Senhas, Interfaces e Usuários
Configurando: 1 - Configurando a senha no modo enable; 2 - Configurando as interfaces físicas e virtuais; 3 - Adicionado um usuário; 4 - Habilitando SSH e Telnet em um Router; 5 - Criptografando as senhas; 6 - Realizando Testes.
Capítulo 4 - Acesso à Rede (Camada Física)
Para suportar nossa comunicação, o modelo OSI divide as funções de uma rede de dados em camadas. Cada camada funciona com as camadas acima e abaixo para transmitir dados. Duas camadas no modelo OSI estão tão intimamente ligadas que, de acordo com o modelo TCP/IP, são em essência uma camada. Essas duas camadas são a camada de enlace de dados e a camada física. No dispositivo origem, a função de camada de enlace de dados é preparar os dados para transmissão e controlar o modo como esses dados acessam o meio físico. Entretanto, a camada física controla como os dados são transmitidos no meio físico codificando os dígitos binários que representam dados em sinais. No dispositivo destino, a camada física recebe sinais pelo meio físico ao qual se conecta. Depois de decodificar o sinal de volta para dados, a camada física passa os dados para a camada de enlace de dados para aceitação e processamento. Este capítulo começa com as funções gerais da camada física e os padrões e protocolos que gerenciam a transmissão de dados pelo meio físico local. Este capítulo também apresenta as funções de camada de enlace de dados e os protocolos relacionados a ela.
Capítulo 5 - Ethernet (Camada de Enlace)
A camada física OSI fornece os meios para transportar os bits que formam o quadro de camada de enlace de dados no meio físico de rede. A Ethernet é atualmente a tecnologia LAN predominante no mundo. A Ethernet opera na camada de enlace de dados e na camada física. Os padrões de protocolo Ethernet definem muitos aspetos da comunicação de rede, incluindo o formato de quadro, o tamanho do quadro, o tempo e a codificação. Quando as mensagens são enviadas entre hosts em uma rede Ethernet, os hosts formatam as mensagens no layout do quadro que é especificado pelos padrões. Os quadros também são conhecidos como unidades de dados de protocolo (PDUs). Como a Ethernet é composta de padrões nessas camadas inferiores, ela pode ser mais bem compreendida em referência ao modelo OSI. O modelo OSI separa as funcionalidades de camada de enlace de dados de endereçamento, enquadramento e acesso à mídia nos padrões de camada física da mídia. Os padrões da Ethernet definem os protocolos da Camada 2 e das tecnologias da Camada 1. Embora as especificações de Ethernet apoiem meios físicos, larguras de banda diferentes e outras variações de Camadas 1 e 2, o formato básico da estrutura e o esquema de endereço é o mesmo para todas as variedades de Ethernet. Este capítulo examina as características e a operação da Ethernet, como ela evoluiu de uma tecnologia de comunicação de dados de meio físico compartilhado com base em contenção para a tecnologia full-duplex de alta largura de banda de hoje.
Capítulo 6 - Camada de Rede
Aplicativos e serviços de rede em um dispositivo final podem se comunicar com aplicativos e serviços em execução em outro dispositivo final. Como esses dados são comunicados através da rede de forma eficiente? Os protocolos da camada de rede do modelo OSI especificam um endereçamento e processos que possibilitam que os dados da camada de transporte sejam empacotados e transportados. O encapsulamento da camada de rede permite que dados sejam transferidos para um destino em uma rede (ou em outra rede) com sobrecarga mínima. Este capítulo aborda a função da camada de rede. Ele examina como ela divide as redes em grupos de hosts para controlar o fluxo de pacotes de dados dentro de uma rede. Ele também aborda como a comunicação entre as redes é facilitada. Esta comunicação entre redes é chamada roteamento.