Você está aqui: Página Inicial Curriculo Profissional

Curriculo Profissional

Endereço Profissional

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Reitoria.

Rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, 1692
Tirol
59200000 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 1524
Telefone: (84) 40050757

Formação


2012 - 2016

Doutorado em Engenharia Elétrica (Conceito CAPES 4)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 
Título: Controle de Um Ciclo Aplicado em Sistemas Fotovoltaicos Autônomos em um Microgrid de Corrente Contínua, Ano de obtenção: 2016.

2010 - 2012

Mestrado em Engenharia Elétrica (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Controlador Robusto Aplicado à um Conversor Buck-Boost em Sistemas Fotovoltaicos,Ano de Obtenção: 2012.

2006 - 2010

Graduação em Engenharia da Computação. 
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 
Título: Desenvolvimento da Capacidade de Comunicação Segundo o Protocolo OPC (OLE for Process Control) para o Sistema Supervisório SISAL (Sistema Supervisório de Automação da Elevação).

Projetos de Pesquisa e Inovação

2008 - 2010

AUTOPOC (Desenvolvimento de sistemas de simulação, controle e supervisão para elevação artificial)


Descrição: Desenvolvimento da Capacidade de Comunicação Segundo o Protocolo OPC (OLE for Process Control) para o Sistema Supervisório SISAL. O SISAL é um sistema supervisório, pertencente à Petrobras, que tem como objetivo criar uma interface simples para a supervisão de poços de petróleo equipados com sistemas de elevação artificial. O SISAL, atualmente, utiliza as funcionalidades do protocolo OPC através de um servidor OPC, que coleta os dados diretamente do banco de dados do servidor SISAL, gerando um sobrecarregamento de processamento no banco de dados do servidor SISAL. O objetivo do projeto consiste em desenvolver um servidor OPC que acesse as informações diretamente do servidor SISAL através do protocolo PCI (protocolo de comunicação interna). 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: João Teixeira de Carvalho Neto - Integrante / Adelardo Adelino Dantas de Medeiros - Coordenador.
Financiador(es): Agência Nacional de petróleo - Bolsa / Petrobrás - Auxílio financeiro.

2010 - 2010

DHTMesh Uma rede Mesh sem fio 802.11s com alta escalabilidade


Descrição: O objetivo deste projeto é implantar em dispositivos mesh 802.11s reais um protocolo de seleção de caminho, que aumenta consideravelmente o nível de escalabilidade da rede e opera em modo pró-ativo. Será então, criada uma rede mesh real, para servir de suporte a diversas pesquisas e aplicações. O trabalho realizado dentro o período de participação no projeto foi na pesquisa de Monitoração, Manutenção e Configuração da Rede Mesh. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: João Teixeira de Carvalho Neto - Integrante / Marcos Cesar Madruga Alves Pinheiro - Coordenador.
Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.

2013 - 2016

Crab - Veículo Adaptado a Cadeirantes para Mobilidade em Praias


Descrição: O projeto Crab consiste de um veículo adaptado à cadeirantes movido à energia fotovoltaica, objetivando a acessibilidade e independência de seus usuários. O veículo é ser controlado pelo próprio cadeirante através de controle remoto disponível e utiliza o sol como fonte principal de energia. Por meio de painéis fotovoltaicos, a energia luminosa é convertida em eletricidade e armazenada em bancos de baterias para o acionamento dos motores. Os painéis fotovoltaicos também são utilizados como sombreadores para os cadeirantes. O produto também contém circuitos eletrônicos que funcionam em corrente contínua a fim de reduzir as perdas de conversão de energia entre os painéis fotovoltaicos e os motores, possibilitar melhor proteção contra curto circuitos e conversão de tensão sem a necessidade de transformadores, além da simplicidade da conversão direta entre os painéis fotovoltaicos sem a necessidade de utilização de inversores. O veículo também possui sensores ultrassônicos que interrompem a movimentação do protótipo para evitar a colisão com as pessoas que estarão na praia. Além disso, foram utilizados algoritmos de sistemas de rastreamento do ponto de máxima potência com o objetivo de alcançar maior rendimento do painel fotovoltaico para as condições naturais em que podem ser submetidos. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: João Teixeira de Carvalho Neto - Integrante / Arthur Salgado de Medeiros - Coordenador / Maraysa Araújo Silva - Integrante / Iago Souza de Medeiros - Integrante.

2014 - 2015

Descrição: O projeto visa a construção de um carregador de smartphones utilizando energia solar. O protótipo do projeto é utilizado em conjunto com mochilas principalmente para aqueles que fazem o percurso a pé nos horários em que o sol se encontra mais incidente. Um dos fatores mais relevantes neste projeto é o beneficio para o meio ambiente. Além da utilização da energia fotovoltaica, o projeto tem o objetivo de reciclar componentes eletrônicos provenientes de placas de sucatas de equipamentos de informática como fontes de alimentação, estabilizadores, monitores de tubo de raio catódico e no-breaks, tornando o projeto barato. Dessa forma, com o conhecimento de eletrônica os componentes eletrônicos podem ser dessoldados das placas do lixo eletrônico e reutilizados na implementação do circuito carregador de bateria. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: João Teixeira de Carvalho Neto - Coordenador / Antônio Rodrigo Nascimento de Freitas - Integrante / Diane Caroline dos Santos Souza - Integrante.

2015 - Atual

Energia do Sertão: Microgeração de Energia em casas da zona rural nordestina


Descrição: O projeto consiste na construção de um sistema de micro geração de energia fotovoltaico e eólico para levar energia elétrica a residências da região Agreste e Sertão do Nordeste brasileiro que não são atendidas pela rede concessionária de energia elétrica e residências de famílias de baixa renda que têm dificuldade em pagar a conta de energia elétrica. Sabe-se que as regiões Agreste e Sertão do Nordeste brasileiro predispõem de fontes de energia limpa e abundantes como as energias solar e eólica. Dessa forma, o projeto visa a implementação de um sistema de iluminação básica utilizando como fontes as energias solar e eólica e implementação do circuito eletrônico através da utilização de componentes de e-lixo. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: João Teixeira de Carvalho Neto - Coordenador / Salomão Sávio Batista - Integrante / Alex Bruno da Paz Silva - Integrante / Lucas Andryê da Costa Pinto - Integrante / Mohammed Matheus Antunes Reynaldo - Integrante.

2015 - 2016

Uso de Superfícies Seletivas de Frequência (FSS) na Produção de Energia Solar


Descrição: A proposta de projeto parte de uma questão climática, característica do nosso clima tropical, que influencia na eficiência da produção de energia solar em nosso país. Por receber uma alta taxa de radiação solar em todo o período anual, O Brasil tem um grande potencial na produção de energia solar que precisa ser desenvolvido. Entretanto, a questão climática supracitada, tem como consequência a alta média de temperatura no país, o que diminui a eficiência dos painéis fotovoltaicos e consequentemente uma diminuição na produção de energia elétrica. Este projeto visa otimizar a produção de energia fotovoltaica utilizando um mecanismo que diminua a temperatura na superfície da placa. Para construir esse instrumento, utilizaremos uma Superfície seletora de frequência (FSS), um arranjo periódico de aberturas ou de elementos condutores, com o objetivo de criar uma ?barreira? para a energia térmica, que é transportada pelos raios solares em uma faixa de comprimento de onda de 0,7 à 100 Micrômetros. Desenvolvendo essa placa, que tem uma aplicação na filtragem de frequência, pretendemos tornar as placas mais eficientes na transformação de energia solar em energia elétrica sem usar materiais com alto custo de produção, considerando que a FSS não é tão ?complexa ?para produção.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: João Teixeira de Carvalho Neto - Coordenador / Ericles Costa do Nascimento - Integrante / Paulo Manoel da Silva Cardoso - Integrante.


Outubro 2020 »
Outubro
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031