Você está aqui: Página Inicial Curso FIC: Jogo digital mediado pela teoria de aprendizagem de Ausubel

Curso FIC: Jogo digital mediado pela teoria de aprendizagem de Ausubel

Descrição do curso FIC Jogo digital mediado pela teoria de aprendizagem de Ausubel. O curso tem como objetivo treinar usuários em potencial do Jogo Educativo Descubra o Mapa Conceitual.

Objetivo específico, público-alvo e carga horária

O objetivo específico do presente curso é capacitar futuros professores de física para o uso do jogo Descubra o Mapa Conceitual como está atualmente, ou seja estruturado para trabalhar o conceito de energia, bem como capacitá-los a usar o código-fonte do jogo para trabalhar outros conceitos. Neste sentido, o público-alvo são alunos de licenciatura em física dos dois últimos semestres do curso. O curso será apresentado em 20 horas-aula.

Plano de ensino

O curso será ministrado nos dias 13, 20 e 27 de novembro e 4 e 11 de dezembro, no horário 3V1234.

Aulas Conteúdo

1-4: Jogos educacionais no ensino de física.

5-10: Teoria de aprendizagem de Ausubel.

11-12: Mapas conceituais.

13-14: A estrutura do jogo (linguagem, código e modo de implementação).

15-18: Oficina para uso do jogo.

19-20: Avaliação.

Avaliação

A avaliação consistirá de uma prova dissertativa a respeito do conteúdo do jogo e do referencial pedagógico.

 

Bibliografia

AUSUBEL, D. P. The use of advance organizers in the learning and retention of meaningful verbal material. Journal of Educational Psychology, 1960.

BRASIL. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio. . Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. , 2006

CRACIUN, D. ROLE – PLAYING AS A CREATIVE METHOD IN SCIENCE EDUCATION. Journal of Science and Arts Year, v. 10, n. 112, p. 175–182, 2010.

LI, M.-C.; TSAI, C.-C. Game-Based Learning in Science Education: A Review of Relevant Research. Journal of Science Education and Technology, v. 22, n. 6, p. 877–898, 2013.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 3, n. 1, p. 17–25, 1986.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, TERESINHA, N. Interfaces entre teorias de aprendizagem e Ensino de Ciências. . Porto Alegre: [s.n.], 2015.

NOVAK, J. D. Concept mapping: A useful tool for science education. Journal of Research in Science Teaching, 1990.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them.

QIAN, M.; CLARK, K. R. Game-based Learning and 21st century skills: A review of recent research. Computers in Human Behavior, v. 63, p. 50–58, 2016.

Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. . [S.l: s.n.], [S.d.].

Dezembro 2020 »
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031