Você está aqui: Página Inicial Sobre o Professor

Sobre o Professor

Em 2008 me graduei em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fui bolsista PIBIC durante mais de 3 anos no Laboratório de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental (LARHENA), sob a orientação dos professores Dr. Cristiano das Neves Almeida e Dr. Alain Passerat Marie de Silans. Nesta oportunidade, desenvolvi o SistBEER, um sistema que passou a ser amplamente utilizado pela Rede de Hidrologia do Semi-Árido (REHISA), rede de pesquisa que envolvia diversas grupos de pesquisa do Nordeste. O SistBEER foi desenvolvido utilizando-se conceitos de Bancos de Dados Geográficos, área de pesquisa pela qual decidi me aprofundar durante o mestrado.

Em 2011 me tornei mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com ênfase em Banco de Dados, sob a orientação da Professora Dra. Valéria Cesário Times. Em minha dissertação, desenvolvi um modelo de representação de contexto para análise de trajetórias de objetos móveis. Trabalhei, portanto, com temas relacionados a Banco de Dados Geográficos, Banco de Dados para Objetos Móveis, Contexto Computacional e Mineração de Dados. Ainda em 2011 fui aprovado no doutorado do Centro de Informática da UFPE e, assim, dei continuidade aos meus estudos relacionados a dados espaço-temporais, ainda sob a orientação da professora Valéria.

Finalmente, em 2016 defendi minha tese de doutorado também na UFPE, tendo realizado parte da pesquisa na modalidade sanduiche na Universidade de Ottawa (Canadá), durante 1.5 anos (2012-2013). Foi nesta oportunidade em que pude me dedicar exclusivamente à minha pesquisa e onde obtive avanços significativos em minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A minha tese foi focada na mineração de dados provindos de redes sociais baseadas em localização (Location-based Social Networks). O objetivo era identificar e prever comportamentos relacionados a encontros físicos de usuários deste tipo de rede.

Já atuei como freelancer e consultor em diversas projetos de software e atuei, também, por um breve período na indústria de software. Neste contexto, destaco minha atuação como Desenvolvedor Sênior no Instituto Samsung de P&D (SIDIA), tendo participado de importante projeto de software em Suwon, na Coréia do Sul no ano de 2014. Como professor, já ministrei aulas em faculdades particulares e fui professor substituto na Universidade Federal da Paraíba. Foi em 2014 que passei a ser docente efetivo do IFRN, entrando em exercício no campus de Currais Novos, onde permaneci até meados de 2017. Foi naquele ano que fui redistribuído para Nova Cruz, que é onde estou até hoje.

Faço parte, também, do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis - SINAES) do INEP/MEC, desde 2018, onde participo de comissões de avaliações voltadas para o credenciamento de Instituições de Ensino Superior na modalidade a distância (EAD).

Por fim, além da experiência em análise e desenvolvimento de sistemas e projeto de banco de dados, me interesso por diversos temas de pesquisa, sejam eles da área da Ciência da Computação ou da Educação em geral, por exemplo: análise de dados, análise de redes sociais, aprendizagem criativa, banco de dados geográficos, big data, ciência das redes, metodologias ativas de ensino e aprendizagem e mineração de dados.

Você pode acessar meu currículo vitae para obter mais detalhes sobre minha vida profissional ou fazê-lo através de meu currículo lattes. No mais, fique a vontade para entrar em contato comigo através dos contatos publicados nesta página.

Soli Deo Gloria.