Você está aqui: Página Inicial Disciplinas 2012 Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação

Linguagem C++

 

Aulas

AulaArquivoExemplos Notas de aula
1 Introdução
2 Variáveis e Constantes
3 Operadores e Expressões
4 Estruturas de Decisão
5 Estruturas de Repetição repeticao.tar.gz
6 Funções - Aula I
7 Funções - Aula II funcoes.tar.gz
8 Vetores vetores.tar.gz Vetores.pdf
9 Vetores de caracteres
10 Matrizes
11 Registros

1. Exemplo - banco

2. Exemplo - Cadastro de

alunos.

12 Arquivos
13 Funções III - recursão

 

POO (em C++)

Aulas

AulaArquivoExemplosObservações
1 Introdução
2 Classes e métodos construtores construtores.tar.gz
3
Encapsulamento e introdução a diagrama de classes
4 Relacionamentos entre classes/objetos Associação, agregação e composição
5 Herança I
6 Herança II

 

Material adicional: POO - metrópole digital

 

Avaliações

 

Bimestre IV

DataAssunto

Peso

03/04/2013

Avaliação: POO - classes,  objetos, relacionamentos entre classes,

introdução a herança, uso da ferramenta eclipse.

4

05/abr – Definição dos grupos e temas. Faça uma descrição resumida do programa ou dos assuntos que serão abordados no tema de trabalho teórico.

10/abr – Esboço inicial do relatório, com uma primeira versão da descrição do sistema/tecnologia estudada. Incluir diagrama de classes, no caso de um programa.

17/abr – Relatório com a descrição detalhada do sistema ou, no caso de trabalho teórico, com uma versão detalhada de todas as seções explicando a tecnologia abordada. Sorteio do dia e ordem das apresentações.

24/abr – Apresentações dos trabalhos e entrega dos relatórios finais.

25/abr – Apresentações dos trabalhos e entrega dos relatórios finais.

26/abr – Avaliação final (recuperação). Assuntos:

Estruturas de decisão e repetição, vetores, matrizes e POO.

1. Normas do trabalho

2. Ficha de avaliação - critérios que serão utilizados para avaliar o trabalho.

 

 

- Observações:

1. O acompanhamento sobre a elaboração do sistema será semanal, em parte durante o horário normal de aula, em parte durante o CA.

2. A nota será dividida entre 50% de nota do grupo e 50% de nota individual.

3. É possível que seja usado como base o mesmo sistema do bimestre anterior.

 

 

5
Participação em sala, entrega de exercícios, interesse. 1

 

Bimestre III

DataAssunto

Peso

16/01/2013 Tipos string e vector, registros e armazenamento em arquivos.
4

14/03/2013-relatório

26/03/2013-implementação

Trabalho - definição, projeto e implementação inicial de um

pequeno sistema ou jogo em C++ com biblioteca de funções.

(Grupos de até 3 alunos).

 

Instruções sobre o trabalho

4
A definir Participação em sala, entrega de exercícios, interesse. 2

 

Exercícios

DataArquivoDescrição
20/09/2012 Estruturas de Controle
Exercícios de Revisão até Estruturas de repetição. Responder até o dia 26, para nota.
11/10/2012 Funções
Responder até o dia 18/10. Apresentar ao TAL Pitágoras para que ele dê o visto.
21/11/2012 Matrizes (OBI)
22/11/2012 Revisão Exercícios sobre vetores, matrizes e funções
07/01/2013

Revisão - BIM III - av. 1

 

Exemplos em C++

string, vector e registros
05/02/2013 Sistema de Banco código-fonte a ser utilizado.
11/03/2013 POO - 1 Classes, objetos e métodos construtores

 

Trabalhos

DataArquivoDescrição
30/10/2012 Algoritmos de busca e ordenação (Corrigido em 01/11/2012)

Entregar até dia 7/11/2012. Formar grupos de no máximo 4 alunos. 1 aluno por

grupo poderá ser selecionado para apresentar o trabalho no dia 7, em sala.

20/12/2012 Parte do sistema de uma escola utilizando registros. Código a ser usado como base.
21/03/2013 Sistema de escola em Orientação a Objetos.

 

Atendimento ao aluno

Com o professor:

  • Manhã: quarta, das 10h30 às 12h00.
  • Tarde: terça, 16h50 às 18h00.

 

Monitor (TAL) da disciplina: Pitágoras Sobrinho (3° ano de Informática). Disponível à tarde. Fica normalmente no laboratório de pesquisa.

Monitores voluntários: Vanilo Alexandre (3° ano de Informática) e Luciano Alexandre Silva (2º ano de Informática - tarde).

 

Ferramentas

Geany:

 

Eclipse:

 

Dev-C++:

 

Bibliografia:

  • AGUILAR, Luís J. Programação em C++: Algoritmos, estruturas de dados e objetos. Porto Alegre: MacGraw Hill, 2008.
  • CPLUSPLUS.COM. C++ Language Tutorial. http://www.cplusplus.com/doc/tutorial/. Acesso em 21/09/2012.
  • MEDINA, Marco; FERTIG, Cristina. Algoritmos e Programação: Teoria e Prática. São Paulo: Novatec, 2005.
  • SILVA FILHO, Lourival Coelho da. Notas de aula da disciplina de Algoritmos.