Você está aqui: Página Inicial 2017.1 Integrado 3.02401.1M Prog BD 4o Bimestre Sobre o projeto integrador do 3o ano

Sobre o projeto integrador do 3o ano

O objetivo do projeto integrador é associar o conhecimento de duas ou mais disciplinas. No caso, a disciplina de programação com acesso a banco de dados e outra disciplina à sua escolha (pode ser do curso de informática, formação geral ou de outro curso). Converse com outros professores em busca de ideias.

Em geral, eu prefiro fazer o projeto no fim do semestre, pois os alunos tem a oportunidade de aprender todo o conteúdo de programação e poderão implementar o projeto em um programa funcional.

O trabalho será dividido em duas partes: a descrição do projeto e a implementação do projeto. Cada parte vale 100, correspondendo às duas notas da disciplina  Projeto Integrador.

Na descrição do projeto, você precisa fazer um texto no word (ou outro editor), detalhando os objetivos e funcionalidades do seu programa, bem como a estrutura do banco de dados, tecnologias envolvidas na implementação (qual linguagem, bd, etc.). Vou colocar modelo aqui no site, modifique conforme achar necessário. Preciso ver esse texto na próxima aula 19/01, mesmo que não seja a versão final, mas para poder orientar antes de vocês começarem a implementar o programa. Mande no meu email: abrahao2k@gmail.com.

A implementação do projeto é para criar o programa funcional. O mínimo que o programa precisa ter é uma tela de cadastro (inserir, abrir e editar), uma tela de pesquisa para ver o que foi cadastrado. Porém isso não garante a nota máxima. Outros itens importantes são: controle de acesso (login) e relatórios diversos (vai variar de acordo com o objetivo do seu programa, por exemplo, num programa de venda, poderia ter relatório de vendas por período, relatório de vendas por vendedor, vendas por produto, etc.). A interface com o usuário (facilidade de uso) e o visual do programa (aparência, distribuição dos componentes, uso de imagens, etc.) também contam ponto. A criatividade também será avaliada.

O grupo deve ter no MÍNIMO 3 e no MÁXIMO 5 integrantes. Não 1, nem 2... não 6, 7, 8... se ajeitem aí!

Os temas de cada grupo devem ser diferentes. Não quero nenhum projeto repetido. Combinem entre si.

A entrega da versão final do texto e apresentação do trabalho será no dia 02/fev, do jeito que estiver. Nesse dia não haverá tempo para corrigir mais nada. Não deixe pra fazer no dia 1º/fev, pois NÃO DÁ TEMPO! Teremos várias aulas para o desenvolvimento do projeto, inclusive extras, então aproveite esse tempo para fazer o seu. Deixe o Facebook e o Youtube de lado um pouco... vocês vão poder se divertir muito nas férias.

Para a apresentação eu sentarei com cada grupo e um integrante do grupo vai me mostrar o programa funcionando. O programa já deve estar pronto para rodar (se quiser trazer seu notebook, fique à vontade). Discutirei cada problema que houver e já darei a nota da implementação na hora. A nota do texto será lançada no docente no mesmo dia, à tarde.

Fiquem à vontade para me procurar ou enviar email com dúvidas ANTES do dia da entrega.